Apesar de não ser mais a atividade de maior importância na economia brasileira a agricultura , ela continua se destacando pela significativa participação no comércio exterior, pela grande produção de alimentos e pela produção de matérias-primas para vários setores industriais e energéticos.
O Brasil possui um extenso território com relativa variedade de climas, predominantemente quentes, que nos permite o cultivo de quase todos os produtos em larga escala. Há dificuldades em se obter uma grande produção de gêneros de climas de temperaturas moderadas com custos aceitáveis. Enfrentamos problemas de geadas no Sul e Sudeste durante o inverno, inundações de verão em algumas porções do território nacional e secas prolongadas especialmente no Sertão. Mas, de uma maneira geral, não temos grandes problemas climáticos que nos impeça a prática agrícola.
- Cana de açúcar
No início da ocupação territorial brasileira, a cana de açúcar foi a principal atividade econômica, desenvolvida no litoral nordestino. No entanto, sua grande expansão deu-se a partir de meados da década de 1970, e se deveu a criação do pró-álcool, que levou a cana a ocupar grandes extensões no estado de São Paulo, o maior produtor nacional. Atrás de São Paulo, que apresentou 58% da produção, vem o Paraná, com 8%, e Alagoas, com 7%.
Atualmente, o Brasil costuma aparecer como o maior produtor mundial e um grande exportador de açúcar.
- Café
Apesar de esse produto não ser atualmente o mais importante na economia nacional, o Brasil ainda é o principal produtor e exportador mundial de café. Cerca de 70% do café que o Brasil produz é destinado ao mercado externo.Na década de 1950, foi o principal produto da economia nacional, mas a crise fez com que outras atividades econômicas ganhassem força, e com isso, as exportações do café diminuíram.
- Soja
Atualmente, a soja é o que mais contribui com a balança comercial brasileira, atingindo cerca de 6,8% do total das exportações nacionais em 2006. O Brasil é o 2° maior produtor de soja.
Até a década de 1970, as lavouras se concentravam nos estados do Sul, mas depois se espalhou pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, além de parte do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário